Abacate, afinal, engorda ou emagrece?

Nem um, nem outro. O abacate é uma fruta maravilhosa, muito versátil na gastronomia. Combina com pratos salgados, como torradas e saladas, além de fazer parte de vitaminas, shakes e até sobremesas no Brasil. Mas, mesmo assim, as pessoas perguntam: o abacate engorda ou emagrece?

A ciência vem mostrando que os benefícios da fruta são muitos. Veja quais são eles:

O abacate é rico em nutrientes importantes, como fibras. Ainda não há um consenso científico sobre os reais efeitos do abacate na perda de peso. É uma fruta calórica, mas que também contém fibras, vitaminas e gorduras de boa qualidade na sua composição. Se associado a uma dieta equilibrada, ele pode sim fazer parte do cardápio de quem está buscando perder peso. Inclusive por conter gorduras, o consumo pode estar associado à maior sensação de saciedade. Portanto,  o ideal é sempre o equilíbrio alimentar.

O abacate contém compostos bioativos chamados fitoesteróis. E dietas ricas nesse componente podem levar à redução do colesterol total e do colesterol LDL, conhecido como mau colesterol. 

Mas, é uma fruta calórica, meio abacate tem cerca de 200 gramas, o que representa 360 calorias. Como o hábito do brasileiro é usá-lo com açúcar, leite condensado, leite em pó entre outros ingredientes, a porção fica extremamente calórica. Bom para atletas, crianças, adolescentes e idosos que precisam de energia. 

Assim, como todos os alimentos, o abacate pode engordar ou emagrecer, tudo depende da quantidade e dos ingredientes que você colocar para combinar com ele… Acredite.

RECEITINHA DE CREME DE ABACATE LEVINHO

INGREDIENTES

  • 1 pote de iogurte natural 
  • 1/2  abacate maduro
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • 1 colher (sopa) de açúcar light (opcional)

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

1. No liquidificador, junte o iogurte, o abacate sem a casca, o caldo de limão e a água. Bata por cerca de 3 minutos até formar um creme liso (se desejar uma consistência mais leve, adicione mais água aos poucos).

2. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Sirva em tacinhas. 

Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s