Como equilibrar sua dieta no isolamento?

Todos sabemos que, ao evitar de sair de casa, ao evitar o risco de recebermos comida, vamos diminuindo as opções de alimentos para ofertar a nossa família.

Tenho postado comidinhas básicas e econômicas e uma colega perguntou: o que fazer para consumir frutas, legumes e verduras nesta época em que os comerciantes tentam ganhar aumentando os preços? A resposta volta ao que deveríamos ter feito sempre: valorizar o produtor local, buscar nas feirinhas ou receber em casa, pois os pequenos produtores tem até rede social hoje em dia… Ao ajudar o pequeno produtor você ajuda pequenas famílias e evita que os grandes comerciantes comprem dele e revendam a preços bem maiores. Isto sem falar na qualidade nutricional, pois o alimento que está nas gôndolas dos grandes supermercados fez longos trajetos para estar ali, e a cada minuto que passa, o valor nutricional vai se alterando.

Para quem mora em casa, a horta caseira também pode ser uma opção, para quem mora em apartamento, os vasos podem garantir os temperos, chás e mini-vegetais.

Nestes tempos de coronavírus e isolamento, temos vivido com o que brota no nosso solo, podendo suprir o nosso restaurante e a família toda com verduras e frutas cítricas tão importantes agora neste período em que precisamos de imunidade.

Sempre falo que moramos em um país perfeito.  No verão, quando precisamos de hidratação temos melão, melancia e abacaxi como carros-chefe da safra, perfeitos, ricos em vitaminas e sais minerais.

Agora, nesta época em que o frio começa a aparecer, a nossa safra nos presenteia com as frutas cítricas como limão, laranja e bergamota (ou mexerica), frutas ricas em vitamina C, tão importante na prevenção de doenças.

É, meus caros, é hora de voltarmos às raízes, colocarmos a mão na terra e na consciência, talvez seja isto que o isolamento pode nos ensinar…

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s