EXISTE A TAL DA DIETA ANTI-ENVELHECIMENTO?

  Todos procuramos o segredo da juventude – muitas pessoas passam vários cremes nos rostos, submetem-se a diversos tipos de cirurgias… Mas esquecem de prestar atenção ao que comem… Pois é justamente no prato que pode estar o segredo para uma pele de seda, um corpo de manequim e um organismo jovem. 

   Hoje em dia sabemos que existem alimentos que evitam a oxidação das células, a formação de radicais livres e, conseqüentemente, o envelhecimento da pele e do corpo. Para neutralizar a ação desses radicais, é necessário uma alimentação adequada, com nutrientes antioxidantes, como vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, selênio e manganês.


   Há vários alimentos que ajudam a manter um corpo saudável e uma pele de pêssego. Uma dieta rica em vegetais, frutas, e peixes  é uma combinação de alimentos nutritivos e de baixas calorias. 

  • Fontes de Betacaroteno (Pró-vitamina A): cenoura, verduras e legumes de folhas verde-escuras, como espinafre, brócolis, nabo, beterraba, batata doce, abóbora e frutas, tais como damasco, melão, manga e mamão. 
  • Fontes de Vitamina C: sucos e frutas cítricas( limão, laranja, acerola, kiwi, morango, entre outras), bem como  brócolis e pimentão. 
  • Fontes de vitamina E: óleos vegetais, germen de trigo, cereais integrais, feijão, verduras, alho, semente de linhaça, amêndoas, nozes e castanhas. 

Curry, aveia e frutas vermelhas sempre podem fazer parte da dieta saudável. Estes alimentos considerados fontes da juventude fazem com que o nosso organismo funcione melhor, sem sobrecarregá-lo. Afinal, o envelhecimento não é apenas o que se enxerga no espelho, como o aparecimento de rugas ou cabelos brancos. Isso vale também para todos os demais sistemas, como Cardio-respiratório, digestório, ou mesmo circulatório… 

Existem também alimentos que podem contribuir para acelerar o envelhecimento. Por isso, evite comer em demasia alimentos pesados, gorduras em geral, doces e bebidas alcoólicas. Apesar de parecem muito saborosos, eles sobrecarregam o funcionamento dos órgãos responsáveis por sua metabolização.


Mas não adianta nada colocar no prato apenas alimentos saudáveis e passar o dia inteiro na frente da televisão ou do computador. É preciso fazer alguma atividade física, praticar algum tipo de esporte e manter-se sempre ativo.

Como vimos, a juventude vem de dentro para fora, atitudes e hábitos nos tornarão o que seremos amanhã. Cultive a família, cultive os amigos, e cultive a sua saúde a cada dia, esta com certeza, é a melhor receita!

RECEITINHA DE SALADA COLORIDA

Mix de folhas verdes rasgadas ( alface lisa, americana, crespa, mimosa)

1 un Tomate cortado a francesa

1 un pepino japonês cortado em tirinhas finas

5 damascos cortados em tirinhas

2 colheres de uva passas

1 un manga cortada em cubinhos

1/2 maçã verde em cubinhos

4 un morangos cortados em quatro

1 colher de nozes picadas

1 colher de castanhas de caju

Sal e um fio de azeite de oliva

Suco de 3 limões

Misturar todos os ingredientes em um bowl, pronta para servir! A resposta é sim, a dieta existe, e começa já na infância…E lembre-se: começamos a envelhecer quando nascemos… Nossas escolhas é que vão direcionar nossa dieta e nosso envelhecimento. 

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA