O QUE A GASTRONOMIA GAÚCHA TEM A OFERECER?

Muito se fala que o gaúcho é bairrista. E vamos combinar, se tratando de comida somos muito bairristas mesmo!

Apreciamos um bom churrasco e espalhamos aos quatro ventos que o nosso é sempre melhor… E, sim, um bom churrasco tem um grande valor!  Muitas são as variáveis para que o churrasco seja perfeito: a idade do animal, o corte, o tempo de maturação, a forma de espetar, o tipo de carvão, enfim, é uma arte, sem dúvida.

A cada semana, aos domingos, este ritual se repete, unindo as famílias. Cada um tem um papel importante, geralmente o pai se encarrega da carne, a mãe das saladas e os filhos ajudam a servir os aperitivos e colocar a mesa. Isto se repete até os filhos formarem novas famílias e recriarem o ritual.

Ao finalizar o almoço de domingo, a mãe se depara com aquela carne que sobrou… E, geralmente esta carne é cortada em cubinhos e aliada a cebola, tomate e tempero verde forma o molho onde o arroz vai ser cozido. Este prato que perfuma a casa no domingo mesmo ou na segunda-feira chamamos de Carreteiro. Geralmente servido com uma Salada Campanha, composta por alface, tomate e cebola, equlibra os nutrientes do prato.

Chimarrão, Churrasco, Carreteiro, Aipim Frito ou Salpicado, Moranga Caramelada, Maionese de Batatas podem ser seguidas de sobremesas como Pudim de Leite, Ambrosia ou Doce de Abóbora, caracterizando assim a gastronomia gaúcha que incorporou a culinária argentina à europeia para formar as delícias que comemoramos hoje no nosso estado!

Gastronomia Gaúcha sim, com muito orgulho!

RECEITA DO FAMOSO CARRETEIRO

1 xícara de arroz branco 🍚 

2 xícaras de carne de churrasco picadinhas 🥩

1 cebola grande picada 

1 dente de alho picado 

1 tomate molho picadinho 🍅 

Tempero verde e sal a gosto🧂

Ah, 1 ovo cozido picadinho🥚

Refogar o alho, a cebola e a carne em pouco óleo. Acrescentar o tomate. 

Quando a carne estiver douradinha, colocar o arroz para refogar. 

Colocar água até cobrir o arroz em dois dedos. Deixar cozinhar, sem deixar secar. Finalizar ajustando o sal e colocando o tempero verde picadinho. 

Sirva com o ovo picadinho por cima.

Bom apetite, tchê!!!

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA