AS CORES DA PRIMAVERA EM SEU PRATO

Com a chegada da primavera temos a oportunidade de presenciar o renascer da cores nos jardins, nas flores e até mesmo no rosto das pessoas que despedem-se do frio do inverno.

Na gastronomia não é diferente, o inverno vai e leva com ele o apetite insaciável de comidas quentes, excessivamente calóricas. Renasce o prazer pelas saladas leves e coloridas que enfeitam a mesa.

E, quando se fala em cor, se fala em vitaminas, em saúde…

Uma garantia de que, durante as compras, você está colocando fitoquímicos no carrinho: observe a cor dos alimentos. A maior parte dos alimentos conhecidos pelos seus efeitos fitoquímicos são responsáveis pelo colorido dos mesmos.  Outro grande cuidado é de se adquirir alimentos in natura, em detrimento dos industrializados e dos suplementos alimentares – em ambos os casos, a ação protetora do fitoquímico pode ser afetada. Cozinhar demasiadamente um alimento também pode prejudicar os efeitos, especialmente no caso das verduras.

A cor laranja nos lembra verão, pele bronzeada e realmente, os alimentos desta cor são riquíssimos em betacaroteno a vitamina que serve de sustentação para a renovação da pele.  Mantém a saúde da pele, dos cabelos e das mucosas, é necessária à visão. Um dos alimentos mais saborosos e nutritivos que encontramos em todo tipo de dieta é a cenoura. Essa raiz cor-de-abóbora, além de ser uma excelente fonte de fibras, é rica em caroteno, um elemento que, durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito importante para a vista, pele e mucosas. O caroteno é essencial à síntese de vitamina D, que é responsável pelo nosso desenvolvimento, principalmente ósseo.

A cor vermelho enriquece os alimentos com o tão falado licopeno, eficiente na prevenção de câncer de próstata, cólon, pâncreas e pulmão. O licopeno é um carotenóide extraído do tomate e está sendo considerado o mais potente antioxidante. Está presente em nosso sangue em maiores quantidades. Além disso, estudos realizados com licopeno e dietas ricas em tomate e derivados evidenciaram sua ação contra os radicais livres e sua relação com o risco reduzido de desenvolvimento de doenças degenerativas, como é o caso do câncer. Também a melancia, tem em suas propriedades o licopeno e é considerada um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E e K e todas as do complexo B. Segue na tabela abaixo a dosagem de licopeno presente no tomate.

ALIMENTO Conteúdo em mg/100g
Tomate (fresco) 0,88 – 4,20
Tomate (cozido) 3,70
Tomate (molho) 6,20
Tomate (suco) 5,00 – 11,20

* A dosagem recomendada de licopeno por dia é de 5 a 10mg.

A cor verde traz a clorofila e o ferro presente nos alimentos com toda a sua intensidade, auxiliando no tratamento e prevenção de anemias. A luteína é um fitoquímico que confere aos vegetais a cor verde. A clorofila, além de conferir a cor verde aos vegetais, estimula a produção de glóbulos vermelhos do sangue e ajuda a proteger contra o câncer. Algas, plantas marinhas e vegetais verdes são as principais fontes de clorofila e ainda oferecem vitaminas A, C, B12, B6, K e ácido fólico. Ainda, as folhas e vegetais verdes facilitam a digestão, desintoxicam e melhoram o funcionamento do intestino, contribuindo para o equilíbrio emocional. O ácido fólico presente nas verduras funciona como antidepressivo natural. O hábito da salada verde no dia-a-dia pode proporcionar uma pele saudável, boa digestão e perda de peso. O principal nutriente dos verdes é o ácido fólico. Ele atua, principalmente na prevenção de anemias e no combate a doenças cardiovasculares.

Os principais nutrientes das verduras, em 1 xícara

AGRIÃO

Calorias: 23

Rico em fibras, que colaboram na digestão; Estimula o apetite e faz bem aos rins; A grande quantidade de iodo contribui para o bom funcionamento da tireóide; O ácido fólico reduz os riscos de anemia.

ALFACE

Calorias: 17

Indicada contra a prisão de ventre por causa das fibras e contra a hipertensão, pela grande quantidade de potássio; Indicada também para diabéticos; O ácido fólico fortalece o coração e os rins; As folhas mais escuras são as mais nutritivas.

CHICÓRIA

Calorias: 20

Indicada para quem sofre de problemas cardíacos e asma ; È um  bom digestivo; Contribui para o bom funcionamento do intestino e para a saúde da pele; Ativa o sistema imunológico, reduzindo a incidência de infecções; A quantidade de potássio elimina os depósitos de gordura e controla a hipertensão.

COUVE

Calorias: 18

Rica em betacaroteno, protege contra doenças degenerativas; Vitaminas do complexo B e vitamina C regulam a digestão e têm efeitos desintoxicantes; O ferro combate à anemia; Fortalece os rins e o coraçãoe ainda,A vitamina A é boa para os olhos, nos casos de cegueira noturna.

ESPINAFRE

Calorias: 23

Fonte de vitamina A e de sais de ferro, é bom para manter saudáveis os glóbulos vermelhos; é recomendado por conter rico teor de nutrientes em quantidades equilibradas; o potássio ajuda no controle da hipertensão e ainda, o ferro previne a anemia.

RADITE

Calorias: 28

Previne anemias e doenças cardiovasculares; o cálcio colabora na formação óssea dos adolescentes e ainda, as fibras ajudam na digestão e previnem contra a prisão de ventre.

RÚCULA

Calorias: 38

Estimulante do apetite, colabora com o funcionamento dos intestinos; o cálcio fortifica ossos e dentes; é  antioxidante e fortalece o sistema imunológico e também o ferro evita a anemia.

RECEITA DE UM BOM TÔNICO MATINAL…

De manhã, em jejum, bata no liquidificador 1 folha de couve com 1/2 limão em um copo de água e beba. Tem menos de 5 calorias e com certeza fará seu organismo funcionar com um ótimo desempenho durante todo o dia… Ah, e se seguido deste tônico, você acostumar a comer 1 fatia de mamão formosa ou meio mamão papaia, acredite: seu corpo vai agradecer iniciar o dia com as cores da primavera!

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

Você está recebendo esta mensagem porque faz parte da minha lista de Vips, não é grupo, onde semanalmente mando receitinhas e dicas de alimentação saudável, se não quiser receber, é só retornar. 

Inscreva-se no meu blog: http://www.nutrichefmarlisestefani.com

Assim, você terá todos os artigos e receitas catalogadas para quando quiser pesquisar. Aguardo você lá!