A onda das marmitas, você está nesta?

Há alguns anos atrás levar lanche ou marmita para o trabalho ou para a escola era “mico”. Hoje está super em alta levar a sua comidinha de casa, seja para lanche ou para a refeição de almoço ou jantar.

Muitas coisas mudaram, as empresas já não oferecem tantas opções assim como refeitórios ou restaurantes, e por muitas vezes oferecem o vale-refeição ou vale-alimentação.

O difícil é saber como optar pela melhor qualidade do que comemos durante o dia e, pior, algumas pessoas acabam não fazendo uma refeição adequada, comendo pães e bolachas. Isto pode causar um “desespero”ao chegar em casa no final do dia e nada parece saciar.

Justo nesta hora que o corpo está prestes a entrar em repouso, acabam fazendo refeições excessivamente calóricas e gordurosas.

Qual a solução então?

Uma alimentação equilibrada e saudável, sempre!

Aproveite a onda das marmitas e leve a sua marmitinha de lanches com frutas e cereais e leve a sua marmitinha de almoço bem equilibrada: arroz, feijão, franguinho grelhado e legumes. Você pode trocar o arroz e feijão por: massa, batata, batata-doce, aipim ou algum outro carboidrato. O franguinho grelhado pode ser substituído por um bife grelhado, um frango assado, um hambúrguer de carne, um peixe grelhado, ou mesmo por dois ovos cozidos. Os legumes, ah, os legumes são muito variados: cenoura, vagem, espinafre, moranga, couve, chuchu, repolho, brócolis e tantas outras delícias que podemos encontrar na feira. Vale tudo, para ficar saudável e bem alimentado.

O exemplo de cima é um exemplo tipicamente brasileiro, mas podemos fazer uma marmita low carb, uma marmita Fit, uma marmita vegetariana, entre tantas outras opções.

Posso congelar as marmitinhas? Esta é uma dúvida que as pessoas tem e perguntam bastante. O segredo do congelamento é usar sempre alimentos frescos, recém-feitos e ter um freezer só para isto, este congelamento caseiro, rende um prazo de validade de 30 dias para estas marmitas, por isto muito cuidado ao preparar ou comprar marmitas prontas, todo o cuidado deve ter sido tomado na sua confecção. Já as marmitas ultracongeladas, feitas por empresa especializada, tem um prazo de validade bem maior e garante a qualidade de cada alimento que está ali dentro.

A grande dica para pegar esta onda das marmitas é não ter vergonha de levar sua marmitinha super saudável para a escola ou trabalho, e sim saber a origem daquele alimento.

As marmitas saudáveis podem ter um cardápio variado e feito por você mesmo. Quando preparamos a nossa própria comida podemos controlar a gordura, o sal e até o açúcar do que comemos. E acredite, você acaba gastando muito menos.

Boas Marmitas!

MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA