5 razões para você procurar consumir alimentos orgânicos

Muito se fala em consumir alimentos orgânicos. Mas o que são afinal estes alimentos e o que eu ganho com isto? Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do plantio orgânico. O solo é a sua fonte de nutrição dos vegetais, livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. Para os animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

Se paramos para pensar, vemos que as vantagens de ingerir alimentos orgânicos são infinitas, aqui vão algumas delas:

1. Podemos evitar a ingestão de agrotóxicos, que são extremamente prejudiciais ao nosso organismo e os seus resíduos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e alguns estudo apontam inclusive para o câncer.

2. Podemos manter sabor dos alimentos orgânicos, que são mais intensos. Tomate tem gosto de tomate, verduras tem o suave sabor e textura incomparáveis.

3. Podemos proteger nossos filhos e próximas gerações de contaminações químicas. A utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas.

4. Podemos proteger a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.

5. Podemos ajudar pequenos agricultores e comerciantes. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.

Enfim, podemos cultivar nosso alimento de forma caseira ou buscar no mercado produtos orgânicos. A qualidade do produto orgânico pode ser garantida por um selo de certificação. Este selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização.

Esta é uma reflexão que precisa ser feita. Como eu quero estar daqui a 20 ou 30 anos? O que eu quero deixar de legado aos meus filhos e próximas gerações? Atitudes simples como trocar flores e plantas de seu jardim e vasos por temperos e verduras pode ser um bom começo.

Precisamos esquecer as desculpas de que “não tenho tempo” ou “moro em apartamento” para prorrogar a buscar de uma alimentação realmente saudável.

Comece pelo seu bebê ou seus filhos oferecendo frutas e legumes orgânicos na preparação de suas papinhas ou comidinhas. Plante tomatinhos cereja em seus vasos, revista a borda dos vasos de cebolette, salsinha ou mesmo alfaces. Plante mini-cenourinhas, podem representar uma boa opção de saladas ou lanches.

SALADA ORGÂNICA

INGREDIENTES

1 pé de alface orgânica de sua horta

10 tomatinhos cereja de seus vasinhos

1 limão de sua horta

2 ovos orgânicos ou caipira cozidos

1 fio de azeite de oliva extra-virgem

MODO DE PREPARO

Colha um pé de alface de sua hortinha, desfolhe, lave bem, folha a folha, coloque de molho do vinagre e água por 10 minutinhos para eliminar as bactérias. Enxágue novamente.

Colha os tomatinhos do seu vaso, lave-os da mesma forma que lavou a alface, corte ao meio.

Cozinhe os ovos por cinco minutos, descasque e corte em 4.

Monte sua salada com as folhas de alface rasgadas em baixo, coloque os ovos e os tomatinhos.

Tempere com limão e azeite de oliva.

Salada especial que pode acompanhar todas as suas refeições, almoço e jantar…

Bom apetite!

MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA