SUCO OU FRUTA, QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Com a moda da alimentação saudável,  frutas e sucos passaram a fazer parte da nossa dieta e, abençoados por um clima tropical, podemos optar entre deliciosas e coloridas frutas. Na hora da sede, nada melhor do que tomar aquele suco geladinho, mas quando bate aquela fominha fora de hora, logo vem à mente uma deliciosa fruta… Mas qual será a melhor maneira de consumi-las?

   A fruta natural
   Que as frutas fazem bem à saúde, todo mundo sabe. A novidade é que os seus benefícios vêm sendo estudados, e as constatações são surpreendentes. Todas as frutas têm altas doses de nutrientes, mas deve-se levar em conta se elas estão frescas. A partir daí, você escolhe como vai querer, saborear aos pedaços ou em sucos, que ainda hidratam.

   Recomenda-se o uso regular das frutas de todas as maneiras possíveis – sucos, saladas, vitaminas ou a própria fruta até atingir a quantidade de cinco porções/unidades ao dia. Porém, quanto ao benefício das fibras, é melhor o consumo da própria fruta por preservar mais as mesmas para atuação no organismo a nível de funcionamento intestinal.

   Sucos naturais e industrializados
  Os sucos prontos possuem menos nutrientes, pois quando eles passam por qualquer processo de industrialização, muitas de suas vitaminas acabam oxidando. Já o suco feito com a própria fruta, tem os mesmos benefícios desta, ou seja, você absorve integralmente todos os nutrientes. Mas, atenção: para aproveitar todas as vitaminas e sais minerais de forma concentrada, ingira seu suco assim que acabar de prepará-lo. Quando você tira a  casca da fruta, começa um processo de oxidação, o que leva mais rápido à acidificação do suco, por isso o gosto amargo quando você ingere o suco horas depois do mesmo ter sido feito. O processo de ultracongelamento, que é o congelamento rápido, preserva as características da fruta de forma bastante interessante e confiável.

   Outro ponto a considerar é em relação aos utensílios em que os sucos serão preparados, que devem estar limpos e não ser de material poroso ou de alumínio.

   Uma vantagem do suco é que ele põe a sua imaginação para funcionar. É isso mesmo! Você pode ficar misturando as frutas ou mesmo legumes e ingerir vários nutrientes de uma só vez, além de experimentar novos e deliciosos sabores!

As frutas da época
   Na hora de escolher uma fruta ou de preparar seu suco, leve em conta as frutas da época*, que estão mais nutritivas e saborosas. No inverno, as melhores frutas a serem consumidas são as cítricas – como laranja e tangerina, alguns tipos de banana e maçã nacional. As frutas de verão são realmente hidratantes: melão, melancia e abacaxi, podem ser consumidas geladinhas, como sobremesa ou mesmo como lanche intermediário.

   Não importa a maneira como você prefere as frutas – em sucos ou inteiras, o importante é consumi-las!

Aí vão algumas receitinhas saborosas de sucos funcionais:

SUCO DESINTOXICANTE

Ingredientes:

1 folha grande de couve

1 fatia de abacaxi

Raspas de gengibre

Modo de preparo:

Bata com 1 copo de água e beba um copo todas as manhãs.

SHAKE LAXATIVO

Ingredientes:

¾ de xícara (chá) de suco de laranja

½ fatia de mamão

3 ameixas-pretas sem caroço

1 colher (sopa) de farelo de trigo

Modo de preparo:

Bata no liquidificador. Tomar preferencialmente em jejum ou antes de dormir.

DRA. MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA