SOPAS, COM A CHEGADA DO FRIOZINHO VEM AS TEMPORADA DAS SOPAS, VOCÊ SABE FAZER UMA SOPA BEM LEVINHA?

As noites frias do outono e inverno nos trazem um apetite voltado a pratos mais quentes, e até mais calóricos.

Fuja desta armadilha, pense em calor, mas pense em baixas calorias e só uma sopa bem preparada pode aquecer sem nos fazer acumular aqueles pneuzinhos indesejáveis depois do inverno.

Mas até entre as sopas devemos cuidar, pois sopas com muitos carboidratos e gorduras podem ter mais calorias que um lanche.
Com as sopas, podemos  aumentar a ingestão de vegetais: verduras, cereais e legumes. Os alimentos vegetais são ricos em vitaminas e sais minerais (incluindo algumas que são antioxidantes e altamente benéficas para a saúde), contêm muito menos calorias por grama (motivo pelo qual  ajudam a controlar o peso), melhoram as funções intestinais (evitando obstipação, diverticulite, apendicite, câncer de cólon) e reduzem parcialmente a absorção de colesterol.

Devemos enriquecer as refeições em variedade sabor, e fornecer alimentos nutritivos e vitaminas antioxidantes (ajudando a boa saúde e a boa forma), podemos usar os vegetais sob a forma de sopa, acompanhada de torradinhas de  pães integrais (têm muita fibra), ou cereais integrais. Podemos também acompanhar os pratos de carnes com  verduras cozidas e refogadas, e ainda comer frutas como sobremesa

A sopa pode ser a refeição principal de um jantar ou pode ser uma leve entrada de um almoço mais energético. Sem dúvida, ela substitui em parte a diminuição na ingestão de saladas que temos no inverno em função de serem frias.

Para a preparação da sopa, não é necessário a colocação de gorduras, pelo contrário, o sabor de uma boa sopa está no modo de preparo.

Podemos usar sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos ( ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, aveia, feijão branco, etc.) Sopas de legumes enriquecidas com grãos são excelente opções para noites frias. Para aumentar o valor protéico da refeição, acompanhar com queijinho branco ou mesmo colocar carnes magras nestas sopas como frango.

Segue uma receitinha saudável de sopa, só de legumes e frango, sem carboidrato, que a torna bem levinha:

SOPA LIGHT DE LEGUMES

Nº de porções: 10

Calorias por prato: 68

1 cebola inteira

2 xícaras de moranga cabotiá cortada em cubos

2 cenouras cortada em cubos

1 abobrinha italiana cortada em cubinhos

1 chuchu cortado em cubos

1 xícara de vagem cortada em cubinhos

1 xícara de repolho cortado com tirinhas

1 peito de frango sem pele

1 bouquet garni ( cebolinha, aipo, salsinha amarrados em um ramalhete)

1 folha de louro

2L/2L de água

Sal

MODO DE PREPARO

  1. Aqueça a  água, coloque a cebola inteira, com um bouquet de ervas ( salsa cebolinha, aipo),sal e um pedaço de peito de frango, deixe cozinhar até formar o caldo. Depois , vá acrescentando os legumes, acrescente mais água, se necessário e deixe cozinhar.
  2. Para dar a consistência mais densa na sopa ou consomê, basta liquidificar os legumes com o caldo, acrescente tempero verde e bata de leve.
  3. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva.

CONGELANDO: Em potes plásticos, 200ml por porção, depois de frio, etiquete, date e congele. Congele sempre em pequenas porções, ou seja, individuais de preferência, pois descongelam mais rapidamente.

Aqueça bem a sopa para voltar a consistência cremosa, acrescente água ao bloco congelado que pode ser levado direto ao fogo.

DESCONGELANDO: Direto do freezer para a panela com um pouco de água.

DRA. MARLISE POTRICK STEFANI

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING |

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA