7 Passos para ( Re) Organizar sua vida depois do verão!

No Brasil, quando acaba o Carnaval, acaba o verão, acabam as férias e com ele todas aquelas promessas feitas no Ano Novo, como emagrecer, fazer exercícios, etc…

Nos deparamos com um corpinho mais inchado, com uns quilinhos a mais e um monte de coisas para fazer, que deixamos para “quando acabar o verão”…

Pois é, mas não adianta fazer vistas grossas, o negócio é encarar e retomar as rédeas de nossa vida!

Aí vão alguns passos para (re) tomar sua vida de volta:

1- Esqueça as bebidas alcoólicas

Tudo bem, no verão os convites para uma cervejinha ou um espumante são incontáveis. Você saiu com os amigos, reuniu a família, comemorou… mas agora, vamos lá, podemos deixar as bebidas alcoólicas de lado e fazer uma aguinha com limão e gengibre, não é mesmo? Assim, você pode auxiliar no metabolismo do seu organismo além de hidratar o seu corpo com classe e sabor.

2- Use e abuse das saladas

Neste finalzinho de verão, uma saladinha tem tudo a ver com uma alimentação saudável, com reequilibrar seu organismo, com diminuir as calorias, com aumentar as fibras, vitaminas e sais minerais. Muitas folhas verdes, combinadas com tomates, pepinos, cenouras e outras tantas delícias que só um país tropical como o nosso tem a oferecer. Ah, e se quiser, pode acrescentar uma proteína levinha, como um atum, franguinho ou um queijinho magro para completar sua refeição.

3- Faça das frutas o seu melhor lanche

Ok, ok, descascar uma fruta dá trabalho, mas vamos combinar, é o lanche perfeito! Nada de produtos industrializados e caros que precisamos controlar a data de validade ou aditivos químicos. Ainda está na época das frutas hídricas como melão, melancia e abacaxi, maravilhosas para hidratar e saborear. Além das frutas também da época, como figo, pêssego, uva e tantas outras que o verão nos oferece. Nem pense muito, frutas para o lanche, sempre!

4- Use carboidratos com moderação

Pães, bolos, biscoitos podem ficar para depois, não é mesmo? Use apenas carboidratos do bem como grãos, granolas, tubérculos, e com moderação. Evite usá-los à noite, deixe que eles lhe dêem energia no seu café da manhã ou no seu almoço. À noite, use a dica das saladas…

5- Retome seus exercícios

Caminhada, corrida, bike, academia, musculação, treinamento funcional, crossfit, pilates, o que você quiser e gostar, mas volte logo, volte com tudo para praticar uma atividade física diária. Você precisa, o seu corpo precisa!

6- Organize suas refeições

Você vai almoçar em casa, na empresa, em restaurante? Programe isto. Se for em casa, deixe tudo arrumadinho para você ter sempre saladas lavadinhas, carnes magrinhas, frutas fresquinhas. Se você for na empresa, verifique se lá tem opções leves para você, se não tiver, não pense duas vezes, leve sua marmitinha de casa ( um carboidrato, uma proteína, legumes e uma saladinha), você vai se sentir muito bem. Se for em restaurante, escolha aquele que tem uma boa variedade de saladas e pratos leves, fuja das frituras, das carnes gordas e das sobremesas!

7- Programe seus finais de semana

O final de semana sempre é um problema para quem quer cuidar da saúde. Nele vem os convites para jantar, beber e até pedir uma tele-entrega quando estamos muito cansados… Combine uma caminhada, um jogo ou um pedal já no início da semana, pode ser com um amigo, com namorado, esposa, marido, com os filhos, mas programe uma atividade física de lazer, nada de ficar em casa fazendo nada… Mantenha sua geladeira abastecida com frutas, verduras, legumes e até um docinho bem leve, isto evita sucumbir às tentações calóricas do final de semana!

Vamos lá! Agora você está pronto para reorganizar sua vida e curtir um ano maravilhoso que vem por aí! E lembre-se: saúde é tudo o que temos, não deixe para tomar conta dela só no ano que vem…

DRA. MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

Inscreva-se no meu blog: http://www.nutrichefmarlisestefani.com

Assim, você terá todos os artigos e receitas catalogadas para quando quiser pesquisar. Aguardo você lá!