Você sabe hidratar bem o seu corpo?

Qual a quantidade de água adequada para mim?

Um litro? Dois litros? Água demais faz mal? Chá equivale a água? Tomo uma garrafa de chimarrão todos os dias, não equivale a água? Ou pior, tomo 1 litro de refrigerante todos os dias, não equivale a água?

Todos os dias ouço isto no consultório. Parece que as pessoas esqueceram” de tomar água… A água é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não teríamos atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

O ser humano precisa da água para todas as suas funções vitais, desde a pele, rins até o intestino. Sem ela, nada no nosso corpo funciona corretamente. 

As pessoas devem acostumar-se a intercalar suas refeições com água pura e cristalina, isto fará com que seu organismo funcione limpa e harmoniosamente. A água tem um efeito desintoxicante e deve ser consumida em abundância ao longo do dia. Substituí-la por sucos ou refrigerantes nem sempre é uma boa alternativa para a hidratação.


Posso usar então água aromatizada? Sim!!! As águas aromatizadas vem com a proposta de substituir os tão seriamente difundidos refrigerantes. Esta bebida, composta por tantas substâncias químicas que adoçam e  viciam seus consumidores, sem dúvida, não é o acompanhamento indicado.

As águas aromatizadas passam a encantar as mesas de refeições e de eventos. São águas que possuem o aniz, a hortelã, a menta em folhas ou sementes com o intuito de melhorar o visual, qualificar o sabor e devolver a saúde aos eventos fora do lar.

Quem não teve que quebrar a dieta em uma festa, pois lá não eram oferecidas outras bebidas que não refrigerantes ou cervejas.

Veja como é fácil fazer águas aromatizadas em casa:

Nas receitas de águas aromatizadas você pode utilizar tanto água filtrada ou mineral. Nessa água você pode fazer combinações com aquilo que mais te agrada. Feito isso, adicione cubos de gelo e aguarde aproximadamente por 1 hora. O que você pode usar:

Água com galhos de ervas ( alecrim, manjericão, sálvia)

Água com carambola ( em rodelas, ficam lindas, parecem estrelas)
Água com limão siciliano (em metades, quartos, rodelas, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas)
Água com mel, manjericão e nozes
Água com especiarias (cravo, anis-estrelado, canela em pau…)
Água com romã
Água com laranja: Adicionar uma gota de água de flor de laranjeira
Água com hortelã: Adicionar um pouquinho de menta
Água com pétalas de rosas + uma gota de água de rosas. 

Para finalizar, desperte sua criatividade, misture alguns dos itens acima (espete cravos-da-índia no limão ou na laranja, misture ervas ou gengibre com especiarias…

Use e abuse dos recipientes transparentes que hoje encontramos no mercado, desde garrafas rústicas até cristais. Aproveitando o visual como parte de decoração da mesa, ou de um bar ou aparador. 

Com certeza, você, sua família ou seus amigos terão o maior prazer em degustar desta novidade!

DRA. MARLISE POTRICK STEFANI 

NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | 

QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA

Inscreva-se no meu blog: nutrichefmarlisestefani.com

Assim, você terá todos os artigos e receitas catalogadas para quando quiser pesquisar. Aguardo você lá!